fbpx

Na hora de fazer nossos investimentos, ponderamos horizonte, assunção de riscos e retorno esperado. Para determinarmos o elemento de risco, fazemos ou contamos com um profissional para avaliar a situação da empresa no curto prazo e fazer previsões para o longo prazo. É nesse momento que entra a sustentabilidade das empresas e as finanças sustentáveis.

Avalie as indústrias para praticar as Finanças Sustentáveis

Já pensou no futuro das indústrias de automóveis? E, aqui, eu estou abrangendo toda a cadeia de suprimentos dessa indústria, como montadoras, fabricantes de peças, de couro e de tantas outras inseridas na cadeia. Você investiria nelas pensando no longo prazo? Acredita que seria um bom negócio nas finanças sustentáveis?

Se você fizer uma análise do futuro dessas empresas, caso permaneçam do jeito que operam, certamente sua resposta seria “não”. Você chegaria à conclusão que essa indústria não é SUSTENTÁVEL. 

Os governos e as empresas começaram a colocar na agenda projetos que visam eliminar os impactos negativos causados no nosso meio ambiente e na nossa sociedade. Um desses projetos é a proibição de carros a combustível com metas de extinção muito próximas no tempo, como a Noruega que garantiu o fim até 2030. E outros governos estão com metas parecidas, conforme tabela abaixo:

Tabela | Maíza Nascimento

Compreenda Finanças Sustentáveis para investir

Então, qual é o futuro da indústria automobilística? Adaptação. Somente se atualizando e se adaptando para produzir carros elétricos, elas sobreviverão. E você, como investidor, tem que acompanhar essa adaptação e analisar se são ou não satisfatórias, já que essas mudanças de leis estão ocorrendo com atraso e, por isso, de forma acelerada.

O que está acontecendo nesse exemplo supracitado, está acontecendo com tantas outras indústrias. É por isso que você precisa entender finanças sustentáveis e suas tão importantes consequências. Quer compreender melhor sobre como funcionam e de que forma você pode investir em finanças sustentáveis? A Maíza Nascimento, economista e entusiasta de finanças sustentáveis, é a melhor pessoa para te explicar sobre o assunto. Isso porque ela é formada em Economia pela Ibmec e certificada em Green Finance pela Frankfurt Business School, na Alemanha. Para aprender mais sobre finanças sustentáveis, continue acompanhando o blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress