fbpx

“A combinação do peso das evidências científicas e as dinâmicas do sistema financeiro sugere que, na plenitude do tempo, mudanças climáticas irão ameaçar a resiliência financeira e a prosperidade em longo prazo. Enquanto ainda há tempo para agir, a janela de oportunidades é finita e está encolhendo.” Mark Carney, Governor of the Bank of England.

Quais são as ações da agenda verde na sustentabilidade?

As Finanças Sustentáveis incluem em seu escopo uma grande agenda verde: reduzir a poluição, diminuir a emissão de gases de efeito estufa, minimizar o lixo e melhorar efetivamente o uso dos recursos naturais. Além disso, faz parte da agenda trazer notoriedade sobre os riscos que podem impactar a sustentabilidade do sistema financeiro e da necessidade do mercado de tomar ações para mitigar esses riscos. 

De acordo com o Acordo de Paris, tratado mundial que assume o compromisso de reduzir o aquecimento global, realizado em 2015, o setor financeiro tem um grande dever: traçar caminhos para financiar uma economia de carbono zero.

Sustentabilidade na rotina e nas finanças

Para atingirmos o patamar que desejamos de sustentabilidade, é necessário que toda a sociedade se comprometa a seguir a agenda verde. É fundamental realizar ações sustentáveis todos os dias durante sua rotina. E as suas finanças não devem ficar de fora dessa importante questão. Com a Maíza Nascimento, economista e entusiasta de finanças sustentáveis, você pode aprender a praticar conceitos de finanças sustentáveis e aplicar a agenda verde em seu dia a dia. Formada pela IBMEC, ela possui certificado em Green Finance pela Frankfurt Bussiness School, na Alemanha. Continue acompanhando o blog para saber mais sobre finanças sustentáveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress